Amarelinha
DO
QUE PRECISA? Giz
e uma pedrinha.
Tem
que desenhar com o giz no chão quadrados com os números de 1 a 10
dentro, como nessa ilustração aí ao lado.
Você
começa jogando a pedrinha no 1 e, sem pisar nele, pula até o 10 (um
pé só nos quadrados sozinhos, os dois pés nos quadrados que estão
lado a lado). Atenção: não pode pisar no inferno! tem que dar um
pulão e passar desse pedaço.
Depois
você volta pulando, sempre sem pisar no quadrado em que está a
pedrinha! Tem que recolher a pedrinha na hora da volta e partir para
o número 2.
A
vez é passada para outro jogador quando: pisar no quadrado
“proibido” ou no inferno; cair; pisar com os dois pés onde tem
que ser um só; derrubar a pedrinha ou jogar ela fora do número que
se quer no começo. Jogando a pedrinha em um número de cada vez, até
o 10, e pulando a amarelinha na ida e na volta sem errar vence-se a
brincadeira!
Ciranda Cirandinha
DO
QUE PRECISA? Vontade
de se mexer e cantar!
Ciranda-cirandinha
é uma das cantigas de roda mais tradicionais. Isso quer dizer que
até a vovó pode saber a letra e cantar com você! Quer dizer também
que, para brincar, basta fazer uma roda, dar as mãos e cantar a
música!
Todo
mundo pode participar e dá até pra acrescentar uma coreografia
enquanto se canta. Uma ou outra coisinha mudou na letra da canção
ao longo s anos – ela é velhinha! -, mas a versão mais conhecida
é assim:
“Ciranda,
cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e
meia vamos dar. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o
amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Por isso fulana de tal
entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se
embora!”
“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar…
|
Rodar de mãos dadas
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…vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.
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Pode dar meia volta se quiser, girando para o outro lado
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O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me
tinhas era pouco e se acabou.
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Voltar a rodar enquanto canta
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Por isso fulana de tal…
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Todos falam alto o nome de alguém que está na brincadeira
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…entre dentro dessa roda…
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A pessoa chamada tem que soltar suas mãos e ir para o meio da
roda
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…diga um verso bem bonito…
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Quem está no meio da roda tem que dizer alguma coisa bonita
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…diga “adeus” e vá-se embora!
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A pessoa que está no centro diz “adeus” e sai da roda e da
brincadeira
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Telefone Sem Fio
DO
QUE PRECISA? Ter
um bom ouvido e criatividade!
Brincar
de telefone sem fio é simples e divertido! Dá pra brincar em quase
qualquer lugar, inclusive naqueles onde não pode se mexer muito ou
falar alto. Quanto mais gente tiver, mais engraçada a brincadeira!
Isso porque, para começar a brincadeira, é só uma pessoa escolher
uma palavra ou frase e dizê-la em voz baixa no ouvido da pessoa ao
lado. Este vai dizer o que ouviu ao próximo participante e assim por
diante, cada um repetindo o que ouviu bem baixinho até chegar ao
último jogador, que diz a palavra ou frase em voz alta.
Qual
é a graça disso? É que costumam sair frases muito engraçadas e
diferentes daquelas que a primeira pessoa falou, é bem fácil errar!
Uma
opção de jogo é dividir em equipes para ver em qual delas a
palavra falada no final do “telefone” sai mais parecida com a que
a primeira pessoa pensou. No telefone sem fio errar não tem
problema, é até muito engraçado, então pode chamar o irmão mais
novo e o vovô para brincar!
Jogo de Tacos(bete)
DO
QUE PRECISA? Uma
bolinha de borracha ou de tênis; gravetos ou garrafas de plástico
fechadas com um pouquinho de água e dois tacos, que podem ser feitos
de pedaços de madeira ou cabos de vassoura.
São
4 pessoas que jogam, em duplas. Cada dupla fica responsável ou pelos
tacos (Dupla 1) ou por lançar a bolinha (Dupla 2). Os que ficam com
os tacos se afastam (uns 30 passos) um do outro e protegem cada um
uma garrafinha.
A
outra dupla se divide e fica atrás dos dois que estão com o taco.
Então alguém da Dupla 2 joga a bolinha para o adversário que está
do outro lado rebater. Depois do rebate com o taco, enquanto a Dupla
2 sai correndo buscar a bolinha, a Dupla 1 cruza os tacos (cada
cruzada marca 2 pontos e o jogo vai até 12).
Mas
se o pegador da bolinha voltar antes que a Dupla 1 reassuma sua
posição na garrafa, ele pode tentar derrubar uma das garrafas, que
estarão desprotegidas. Se ele conseguir, sua dupla tem direito aos
tacos para tentar marcar pontos e trocam-se os papeis.
Detetive, Ladrão e Vítima
DO
QUE PRECISA? Papel,
caneta e pelo menos 4 pessoas.
Essa
brincadeira têm dois personagens principais: detetive e ladrão.
As outras pessoas que participarem serão as vítimas.
Como saber quem é quem: Em pedaços de papel escreva uma vez a
palavra detetive, uma vez a palavra ladrão e mais um monte de vezes
a palavra vítima. Por exemplo, se 10 pessoas estiverem brincando,
terá que ter 8 papéis com a palavra vítima, já que dois
participantes serão, cada um, o detetive e o ladrão.
Dobre
os papéis, embaralhe e cada pessoa vai tirar um, sem deixar os
outros verem o que tem escrito nele!
Agora
que cada um já sabe o que é, é só cumprir seu papel:
LADRÃO: tem
que eliminar as vítimas. Para isso, pisca com um olho só, sem
deixar o detetive ver, e a vítima tem que deitar no chão. Mas se
ele for azarado e piscar para o detetive, será
descoberto!DETETIVE: tem
que descobrir quem é o LADRÃO antes que todas as vítimas sejam
eliminadas.VÍTIMAS: Tem
que torcer para não serem eliminadas e para que o detetive seja
rápido!
Todos
têm que ficar quietinhos, sentados em roda e olhando nos olhos uns
dos outros, inclusive as vítimas! A vítima que for eliminada, tem
que deitar no chão.
Se
o detetive descobrir o ladrão, ele o aponta e diz “preso em nome
da lei!”, e o jogo termina com a vitória do detetive. Se todas as
vítimas morrerem antes disso, quem vence é o ladrão.
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