segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Brincadeiras De Criança! Será Que Você Lembra?

e se  vc n teve infancia....sorry....ja brinquei de todas kkkkkk




Amarelinha

DO QUE PRECISA?  Giz e uma pedrinha.
Tem que desenhar com o giz no chão quadrados com os números de 1 a 10 dentro, como nessa ilustração aí ao lado.
Você começa jogando a pedrinha no 1 e, sem pisar nele, pula até o 10 (um pé só nos quadrados sozinhos, os dois pés nos quadrados que estão lado a lado). Atenção: não pode pisar no inferno! tem que dar um pulão e passar desse pedaço.
Depois você volta pulando, sempre sem pisar no quadrado em que está a pedrinha! Tem que recolher a pedrinha na hora da volta e partir para o número 2.
A vez é passada para outro jogador quando: pisar no quadrado “proibido” ou no inferno; cair; pisar com os dois pés onde tem que ser um só; derrubar a pedrinha ou jogar ela fora do número que se quer no começo. Jogando a pedrinha em um número de cada vez, até o 10, e pulando a amarelinha na ida e na volta sem errar vence-se a brincadeira!

Ciranda Cirandinha

DO QUE PRECISA? Vontade de se mexer e cantar!
Ciranda-cirandinha é uma das cantigas de roda mais tradicionais. Isso quer dizer que até a vovó pode saber a letra e cantar com você! Quer dizer também que, para brincar, basta fazer uma roda, dar as mãos e cantar a música!
Todo mundo pode participar e dá até pra acrescentar uma coreografia enquanto se canta. Uma ou outra coisinha mudou na letra da canção ao longo s anos – ela é velhinha! -, mas a versão mais conhecida é assim:
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Por isso fulana de tal entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora!”
“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar…
Rodar de mãos dadas
…vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.
Pode dar meia volta se quiser, girando para o outro lado
O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.
Voltar a rodar enquanto canta
Por isso fulana de tal…
Todos falam alto o nome de alguém que está na brincadeira
…entre dentro dessa roda…
A pessoa chamada tem que soltar suas mãos e ir para o meio da roda
…diga um verso bem bonito…
Quem está no meio da roda tem que dizer alguma coisa bonita
…diga “adeus” e vá-se embora!
A pessoa que está no centro diz “adeus” e sai da roda e da brincadeira

Telefone Sem Fio

DO QUE PRECISA? Ter um bom ouvido e criatividade!
Brincar de telefone sem fio é simples e divertido! Dá pra brincar em quase qualquer lugar, inclusive naqueles onde não pode se mexer muito ou falar alto. Quanto mais gente tiver, mais engraçada a brincadeira! Isso porque, para começar a brincadeira, é só uma pessoa escolher uma palavra ou frase e dizê-la em voz baixa no ouvido da pessoa ao lado. Este vai dizer o que ouviu ao próximo participante e assim por diante, cada um repetindo o que ouviu bem baixinho até chegar ao último jogador, que diz a palavra ou frase em voz alta.
Qual é a graça disso? É que costumam sair frases muito engraçadas e diferentes daquelas que a primeira pessoa falou, é bem fácil errar!
Uma opção de jogo é dividir em equipes para ver em qual delas a palavra falada no final do “telefone” sai mais parecida com a que a primeira pessoa pensou. No telefone sem fio errar não tem problema, é até muito engraçado, então pode chamar o irmão mais novo e o vovô para brincar!

Jogo de Tacos(bete)

DO QUE PRECISA? Uma bolinha de borracha ou de tênis; gravetos ou garrafas de plástico fechadas com um pouquinho de água e dois tacos, que podem ser feitos de pedaços de madeira ou cabos de vassoura.
São 4 pessoas que jogam, em duplas. Cada dupla fica responsável ou pelos tacos (Dupla 1) ou por lançar a bolinha (Dupla 2). Os que ficam com os tacos se afastam (uns 30 passos) um do outro e protegem cada um uma garrafinha.
A outra dupla se divide e fica atrás dos dois que estão com o taco. Então alguém da Dupla 2 joga a bolinha para o adversário que está do outro lado rebater. Depois do rebate com o taco, enquanto a Dupla 2 sai correndo buscar a bolinha, a Dupla 1 cruza os tacos (cada cruzada marca 2 pontos e o jogo vai até 12).
Mas se o pegador da bolinha voltar antes que a Dupla 1 reassuma sua posição na garrafa, ele pode tentar derrubar uma das garrafas, que estarão desprotegidas. Se ele conseguir, sua dupla tem direito aos tacos para tentar marcar pontos e trocam-se os papeis.

Detetive, Ladrão e Vítima

DO QUE PRECISA? Papel, caneta e pelo menos 4 pessoas.
Essa brincadeira têm dois personagens principais: detetive e ladrão. As outras pessoas que participarem serão as vítimas. Como saber quem é quem: Em pedaços de papel escreva uma vez a palavra detetive, uma vez a palavra ladrão e mais um monte de vezes a palavra vítima. Por exemplo, se 10 pessoas estiverem brincando, terá que ter 8 papéis com a palavra vítima, já que dois participantes serão, cada um, o detetive e o ladrão.
Dobre os papéis, embaralhe e cada pessoa vai tirar um, sem deixar os outros verem o que tem escrito nele!
Agora que cada um já sabe o que é, é só cumprir seu papel:
LADRÃO: tem que eliminar as vítimas. Para isso, pisca com um olho só, sem deixar o detetive ver, e a vítima tem que deitar no chão. Mas se ele for azarado e piscar para o detetive, será descoberto!DETETIVE: tem que descobrir quem é o LADRÃO antes que todas as vítimas sejam eliminadas.VÍTIMAS: Tem que torcer para não serem eliminadas e para que o detetive seja rápido!
Todos têm que ficar quietinhos, sentados em roda e olhando nos olhos uns dos outros, inclusive as vítimas! A vítima que for eliminada, tem que deitar no chão.
Se o detetive descobrir o ladrão, ele o aponta e diz “preso em nome da lei!”, e o jogo termina com a vitória do detetive. Se todas as vítimas morrerem antes disso, quem vence é o ladrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário